quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Bolsa Variável Jovem – BVJ

O Bolsa Variável Jovem é uma nova modalidade de benefício do PBF – Programa Bolsa Família, vinculado ao adolescente de 16 e 17 anos.

Para que uma família tenha direito de ser beneficiada pelo Programa Bolsa Variável Jovem, é necessário que os adolescentes estejam regularmente freqüentando a escola, na faixa etária entre 16 e 17 anos, sendo que, cada família poderá receber o benefício por no máximo dois adolescentes, mesmo que esta família tenha mais de dois adolescentes.

É válido ressaltar que valor do BVJ para cada adolescente é de R$ 30,00. O valor máximo a ser alcançado por uma família é de R$ 60,00 e por isso até dois jovens poderão ser beneficiados. A família que recebe BVJ precisa garantir a permanência de seus jovens de 16 e 17 anos na escola, cumprindo uma freqüência mínima de 75%.

O BVJ só é pago às famílias cujos adolescentes de 16 e 17 anos estejam estudando e cumprindo com a freqüência mínima exigida. Se porventura a família do PBF tem adolescentes nesta faixa etária que não estavam estudando, mas voltaram a estudar e a informação sobre a escola foi incluída no Cadastro Único, a família passará a receber o BVJ.

IMPORTANTE: Para receber o BVJ os adolescentes de 16 e 17 anos das famílias do PBF devem ter o código INEP válido e atualizado no Cadastro Único. A atualização dos dados da família deve ser feita pelo município, conforme anunciado nos Informes nº 111 e 115.

Solicitação de maiores informações, porfavor entrar em contanto com o CRAS.


Edithiane Vieira Silva Calixto Hafner (Psicóloga)

Jerusa Lopes Calazans (Assistente Social)

Nenhum comentário: