quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Texto 2: DESEMPREGADO, SIM, DESOCUPADO, NÃO

A iniciativa pode criar ocupações produtivas quando o mercado formal se fecha.
Iara Biderman


Para quem ainda acha que ter trabalho é ter emprego, a explicação de Verônica Sá, 18 anos, é curta e clara: “Trabalho é tentar se organizar de forma criativa para atuar economicamente na sociedade”. Com isso, ela demonstra que há pelo menos uma parte da juventude brasileira que não é apenas produto (ou vítima) da era do “fim do emprego”.

Jovens como Verônica também consideram-se agentes, com direito de optar e criar novas formas de trabalho, nas quais a atividade profissional também proporcione conhecimento e prazer. Parece discurso de quem tem ótimas condições econômicas e, teoricamente, não são pressionados pela necessidade de ganhar dinheiro. Mas, para a socióloga Lívia de Tommasi, coordenadora do projeto Rede de Juventude, que atua no Nordeste do Brasil, a separação entre trabalho e emprego e a visão de que trabalho deve proporcionar prazer é comum aos jovens de todas as camadas sociais, mesmo as mais pobres. “Eles querem trabalho, sim, não só por causa da necessidade do dinheiro, mas também para crescimento pessoal. Quando peço para que definam trabalho com uma palavra, um adjetivo, o que ouço muito é ‘prazer’, ‘satisfação’, ‘compromisso’.”

Por que a gente tem de trabalhar?

Muita gente acha que é para ter uma participação ativa na sociedade. E acredita nos princípios do trabalho solidário como uma nova forma de participar, de intervir no meio em que vivemos, na comunidade.É o que Verônica Sá pensa e faz: no grupo Conexão Solidária, do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, ela aplica os seus princípios.Estudante de relações públicas, acha que a faculdade que cursa está muito voltada para a área empresarial, e procura, em seu trabalho, romper com as barreiras.

“Por que a gente tem de trabalhar? Para ter uma participação economicamente ativa na sociedade. O trabalho solidário é uma nova forma de participar”, diz.

Para Verônica, o Conexão é um espaço onde ela pode fazer o que gosta, da maneira que acredita ser a melhor. Esse prazer no que faz a ajuda a encarar horários extras aos sábados, domingos, às vezes, noite adentro. “Meu trabalho e minha vida pessoal estão misturadíssimos, não sei onde começa um e termina o outro”, diz. Essa mistura é típica dos jovens que podem estar desempregados, mas nunca desocupados.

Operário da criação

Conciliar períodos de muito trabalho com épocas de quase nada também é comum. “Meu trabalho é prazeroso, mas há momentos em que me sinto um operário, tenho de criar e produzir direto. Mas também, quando quero, fico em casa. 0 emprego formal me impediria isso”, diz o artista plástico Roberto Carlos Pereira, o Bessa, de 25 anos, que tem um ateliê de bonecos na cidade de Olinda, em Pernambuco.Bessa conta que tirou sua carteira de trabalho aos 16 anos, mas nunca a usou. “Só entraria em um emprego se fosse algo em que acreditasse.”

E se não for artista?

Nem todo mundo vai ser artista, nem este pode ser o único caminho. Porém, um misto de trabalho solidário, criativo e de qualidade pode ser um ótimo caminho. O coletivo Êxitos D'Rua, de Recife, por exemplo,aproveita o talento dos jovens para criar oportunidades de trabalho. Utiliza técnicas de grafitagem, por exemplo, para produzir camisetas, capas de CD, ou para anunciar shows. Com isso, seus jovens e criativos trabalhadores também podem manter uma loja solidária, onde cada um coloca os seus produtos de forma que todos possam comprá-los.

Extraído da revista Onda Jovem – Ano I, no 2, jul/05 Instituto Votorantim

18 comentários:

kaline oliveira disse...

Essa iniciativa de colocar à tona, a forma de como os jovens, hoje em dia, pensam do termo "EMPREGO" é muito importante pois "ter um emprego" não é questão de estar trabalhando pra ganhar dinheiro,é também uma forma de ver as coisas de maneira diferente e saber que tudo o que você faz não é só por obrigação é também uma forma de saber que você estar fazendo porque você gosta e também por ver que assim você faz outras pessoas felizes.

Anônimo disse...

O EMPREGO È MUITO IMPORTANTE POIS TER UM EMPREGO NAO È AQUESTAO DE TRABALHAR PARA GANHAR DINHEIRO È TAMBEM UMA FORMA DE VER COISAS DE MANEIRAS DIFERENTES .

Anônimo disse...

eu entende que essa iniciativa coloca a forma de como os jovens hoje em dia pensam com o um tempo arumar emprego

Anônimo disse...

eu entende q as pessoas estãos precisandos de empregos e conciliar períodos de muitos trabalhos com épocas de trabalho é prazeroso nem todo mundo vai te esse emprego para a coordenadora o trabalho é a vida de todos sem trabalhos eles não podemos faser nada ??

Anônimo disse...

Eu tenho vontade de trabalhar para ser alguem na vida para não de pender das pessoas mas para isto tenho que mi dedicar aos estudos que é muito deficiente eu interessar

Anônimo disse...

tenho 15 anos e queria ta trabalhando mas não posso porque estou estudando para arrumar um emprego do meu nível escolar

Anônimo disse...

eu entende que as pessoas estao precisando de empregos e conciliar vontade de trabalho para ser alguem na vida

Anônimo disse...

EU TENHO 14 ANOS QUERIA TRABALHAR MAIS NAO POSSO POR QUER ESTOR ESTUDANDO SEU NAO TIVER ESTUDANDO EU VOUTER UM EMPREGO

Anônimo disse...

A verônica achava qui menoris de 15 anos não poderi trabalha

Anônimo disse...

meu nome e luan 16 anos e temos que gosta do nosso trabalho porque sem trabahlo como iremos nos sustenta

Anônimo disse...

Eu entende que no mundo de hoje 55% das pessoas estão sem trabalho atualmemte,
a gente precisa mas de estudo porque ele é o que nos vai mostrar o futuro de amanhã.

Anônimo disse...

meu nome e Luiz tenho 16 anos eu acho gue todo mundo precisa de trabalho para ser independente por que os pais não vão nos sustenta toda vida por gue um dia a gente tem gue trabalhar e ser independente de si proprio

Anônimo disse...

todo mundo precisar de um emprego para que saiba que quem trabalha ñ é facio ter que trabalha para sustenta um vagabundo que ñ que nada na vida ok!!!!!!!!11

Anônimo disse...

aqui mostra como é a vidas de muitos jovem no Brasil, cada jovem assim tem uma responsabilidade de ter um trabalho. Tem tiver o seu trabalho na adolescencia, com certaza a vida vai ser só vitorias no mundo do trabalh.

Anônimo disse...

eu acho que se todos os jovems de hoje estudasem mais seria melhor para arumar um enprego.

Anônimo disse...

para ter um bom trabalho,é preciso primeiro terminar os estudos, e ter objetivos a conquistar em um futuro proximo.porque,sem estudo é dificil ter um bom emprego.

Anônimo disse...

o fato de ter um trabalho não é só a necessidade de ganhar dinheiro, mas também para o crescimento pessoal.ter um emprego é muito importante pois não é a questão de estar ganhando dinheiro, é também uma forma de ver as coisas de outro jeito, e saber que tudo que agente faz não por obrigaçáo, e sim porque gostamos do que estamos fazendo, porque a gente é ajudado e ajuda a quem precisa. assim o nosso futuro esta garantido.

Anônimo disse...

o trabalho e muito importante na vida de todos, mas pra chegar até lá tém que estudar,batalhar bastante pra no fúturo ter uma vida melhor